sexta-feira, 23 de maio de 2014

18˚ DIA 23 MAI – FLORENÇA

DIÁRIO DE VIAGEM

         Florença ontem nos recebeu com forte calor, sinal que ia ter chuva... e hoje amanheceu nublado, e lá pelas 11:00 h começou a chover. Mas, turista que se preza não se abala com essa coisas e lá fomos nós cumprir nosso roteiro programado.

       Essa cidade nos traz uma mistura de sensações – o encantamento com a grandiosidade de suas edificações, a curiosidade com os acontecimentos históricos, o senso estético com a beleza e harmonia dos prédios e até mesmo a religiosidade – como não agradecer a Deus por ter a oportunidade de ver tudo isso!

          Andar pelas ruas nos faz viajar no tempo e pensar no Renascimento, na família Médici, que dominava a região, e todas as tramas, armações, guerras, intrigas, assassinatos pelo poder – até os Papas eram indicados pelo poder de suas famílias ou facções políticas – não é de espantar que algum tempo depois (sec. XVI) acontecesse a Reforma Protestante – Mas, lá estou eu divagando sobre história e fugindo do tema....

            Nós havíamos mudado nosso planejamento (o que não é uma boa) e antecipamos a vinda para Florença em um dia – como nessa época a cidade está cheia (ainda mais no fim de semana), não conseguimos mais um dia no hotel que havíamos reservado e tivemos que pegar outro por um dia (bola fora!). Os preços estavam pela hora da morte! (estamos falando mais de 250 Euros/dia) Assim, pegamos um com preço mais aceitável (120 Euros/dia) que se dizia “3 estrelas”... Bom, além de ser muito simplesinho, tinha um pequeno problema: ficava no 2˚ andar, SEM ELEVADOR – detalhe esse que nós não vimos na reserva (mas estava lá!).  Bom, hoje acordamos e mudamos de hotel. Para ficar mais fácil, o nosso hotel é no 3˚ andar – TAMBÉM SEM ELEVADOR – adivinha o que? Nós também não lemos esse pequeno detalhe no rodapé da página. Mas, tirando esse pequeno detalhe de 90 degraus, o hotel é bem agradável. UFA!!! Foi complicado!

             Nosso roteiro, seguindo a sugestão do Guia “Florence and Tuscany” que tem nos acompanhado, era a parte centro-leste da cidade – optamos por este roteiro porque havíamos feito uma reserva para a Galeria Uffizzi as 16:15 h. 
            
            Aqui vale ressaltar que essa reserva antecipada é muito boa para fugir das filas e conseguir visitar os museus de Florença em épocas de grande fluxo turístico. Tinham me dado essa sugestão e eu confirmei no site www.viajenaviagem.com.br, em um artigo chamado: Florença - Furando fila na Uffizzi e na Accademia (http://www.viajenaviagem.com/2011/10/florenca-furando-fila-na-uffizzi-e-na-accademia/). Este artigo informa que é possível fazer a reserva on line por um preço acessível no site do Polo Museale Florentino (http://www.b-ticket.com/b-ticket/uffizi/default.aspx). Na internet, via Google, você vai encontrar inúmeros outros sites que vendem ingressos, mas por preços absurdos (acima de 20 euros/pessoa). Nesse você compra pelo preço normal mais uma taxa de 4 euros por ingresso (a mesma taxa cobrada para tickets antecipados na própria Galeria) – o nosso ticket saiu por 10,5 euros cada, e nós compramos para a Uffizzi e a Accademia com hora marcada e sem fila!

            Bom, começamos pelo Duomo, a Catedral Santa Maria dei Fiori, cujo Duomo de Bruneleschi, o maior da época, pode ser visto de toda a cidade. Impressionante! Maravilhosa! Toda em mármore branco, verde e rosa, com uma fachada neogótica, com milhares de detalhes, figuras em mosaicos, estátuas... é de ficar lá olhando! Ao lado o Campanário de Giotto, construído algum tempo antes. Na frente o Batistério com as famosas “Portas do Paraíso” de Ghilberti. A catedral é mais bonita por fora do que por dentro. lá dentro o que impressiona é sua altura, o chão de mármore em desenhos e os afrescos da parte interna do Duomo – cenas do Juízo Final de Vasari.





















           De lá andamos pela rua vendo – Palazzo Nonfinito, O Bargello, Orsanmichelle, Loggia dei Bigallo, e fomos visitar a Igreja da Santa Croce. Essa igreja é um verdadeiro museu – inúmeros quadros, esculturas, afrescos no altas mor e nas 10 capelas que se localizam ao lado do altar mor, e em capelas nas alas laterais, além dos túmulos de uns carinhas pouco importantes, como: Dante Alighieri, Michelangelo, e Galileu. Sensacional!
























  Caminhamos até a beira do Rio Arno e paramos para almoçar no Café delle Carrozze. De lá andamos pela Ponte Vecchia, cheia de lojas de joias muito caras e fomos até a Piazza della Signoria onde se encontram o Pallazzo Vecchio, a Loggia dei Lanzzi com suas inúmeras esculturas, sendo as mais famosas o Mercúrio e o Rapto das Sabinas, a fonte de Netuno, e réplicas de esculturas de Michelangelo como o Davi e Hércules.












  Por fim, fomos visitar a Galeria Uffizzi com seus inúmeros quadros de famosos pintores Pré-renascentistas, Renascentistas, Florentinos, Italianos, Flamengos, Franceses e outros... Alguns quadros são maravilhosos, outros nem tanto...



            Ao final do dia estávamos mais mortos do que vivos, lembrem-se que ele começou com 4 malas 2 andares para baixo no primeiro hotel e depois, mais 3 andares para cima no segundo. As pernas já andavam sozinhas!!! Sentamos em um restaurante na Piazza della Signoria – Il Bargello - e pedimos uma cerveja (demos uma folga para os vinhos) já que o sol havia voltado e estávamos com calor. Ficamos ali observando o movimento... Parecia que a qualquer momento Michelangelo ia passar discutindo com seus asseclas sobre seus novos projetos, ou que Bruneleschi e Ghilberti iam sentar ao lado, pedir uma cerveja e falar sobre o andamento da Igreja... Passamos ao jantar e hoje demos uma “rasteira” no cardápio – pedimos uma bisteca fiorentina para um, e um risoto de aspargos para outro e dividimos tudo meio a meio – ficamos com uma bela refeição florentina à brasiliani – Perfecto! Tudo bem servido por um garçom muito simpático – Domenico, vulgo Mimo, que nos atendeu muito bem! Terminamos com um sorve da Perché No, uma sorveteria famosa daqui, mas não foi tão boa quanto as anteriores já citadas, apenas normal.







             Amanhã continuamos nosso roteiro, agora pena parte centro-norte... (se as pernas aguentarem!), além de visitarmos a Accademia às 14:30 com os tíquetes pré-marcados.

                   Ao final do dia,,,a volta para o hotel! UFA!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário