quinta-feira, 22 de maio de 2014

17˚ DIA 22 MAI – PISTOIA – VINCI - FLORENÇA

DIÁRIO DE VIAGEM

          Começamos o dia prestando homenagens e reconhecimento a quem realmente merece nosso respeito, os nossos HERÓIS.

             Saímos de Lucca as 9:00 h e fomos a Pistoia. Não para conhecer a cidade, que é muito simples, e cujo nome deu origem à “pistola” devido aos inúmeros assassinatos que lá ocorriam no sec. XIII. Mas para visitar o Cemitério Militar Brasileiro, local onde foram enterrados os militares da FEB que lutaram na Segunda Guerra Mundial.







          O Cemitério, ou melhor dizendo, o Monumento Votivo Brasileiro aos nossos heróis de guerra, haja vista que seus corpos foram transportados para o Brasil na década de 50 e hoje estão no Monumento dos Pracinhas no Rio de Janeiro, fica nas cercanias de Pistoia. 
    
           Dos 25.334 soldados que deixaram o Brasil para lutar na Europa, 467 não voltaram -tombaram em combate nas montanhas dos Apeninos. Há apenas um soldado enterrado no local, devido ao seu corpo ter sido encontrado após o traslado dos demais para o Brasil.



          
          Ao lado há um pequeno museu guardado por um descendente de um Sargento da FEB que conta entusiasmado as histórias dos nossos soldados na guerra. Até 2003, seu pai era o guardador do local e, como o filho, abnegadamente e com muita dedicação, mantiveram viva a história daqueles que deram a vida pela liberdade.





         
           Foi um momento de grande emoção e reverencia para nós que visitávamos tão belo e histórico local.







           Dali fomos para a pequena cidade de Vinci, berço do gênio Leonardo (1452-1519). Ali tudo gira em torno dele. No centro da cidade há o Museu Leonardino, localizado no Castelo dei Conti Guidi, onde há réplicas de todas as máquinas e engenhocas idealizadas por Leonardo, construídas a partir dos seus desenhos. No Museu, muito bem montado, ao lado dos mas diversos equipamentos inventados por Leonardo, nas áreas militar, industrial e de engenharia, há vídeos de computação gráfica mostrando como eles funcionavam. Quanto ao seu lado artístico, só há referências às suas obras, em especial as mais famosas, como a “Ultima Ceia” e a “Mona Lisa”.  Realmente, ele foi um dos grandes gênios da humanidade. De fato ele era “O CARA”.




















            De lá viemos para Florença, onde ficaremos até domingo (3 ½ dias). Embora já tenhamos estado aqui, há sempre muito que ver e rever. É sempre uma grande emoção estar aqui e pensar em tudo que aconteceu aqui na época do Renascimento, de todas as figuras importantes do mundo artístico que aqui circulavam, de todos os fatos importantes da história que ocorreram aqui. Nos próximos dias, faremos uma imersão na arte e na história do Renascimento.





5 comentários:

  1. Caros amigos, embarco hoje no Blog de vocês com considerável atraso já, semi-justificado via e-mail, e embarquei muito bem pois sempre quis nas viagens que já fiz à Europa, mas nunca acabou acontecendo, dar uma esticada até Pistoia, que eu sempre imaginei ser uma cidade que um caçador não deveria perder, mas também para conhecer o monumento e o museu que lá perpetuam a lembrança da Força Aérea na WW2.
    As fotos estão ótimas e pergunto: essas e as que a Jussara posta no FB são produto de iPhone?
    Inicio, a seguir, uma viagem de ré para ter uma ideia do que perdi até aqui. Aproveitem Florença. Nos gostamos muito!

    Fortes abraços, Manoel Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, respondendo diretamente a sua pergunta; as fotos do blog são da nossa câmera que é uma Sony Cibershot daquelas pequenininhas, as do FB da Jussara são do IPhone dela. Gostei muito de Pistoia, pena que não pude estar em outros lugares por onde o 1GAC passou.
      Abraços.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Amigo, a maioria das fotos que posto no FB são do I-phone, mas algumas eu roubo das batidas com a máquina. Bom te-lo conosco. Abraços

      Excluir
  2. Oi vcs dois!
    Voltam quando, nossa, cada foto ótima. É muita história... a Itália é maravilhosa! Bom, por aqui está tudo correndo muito bem. Saudades!
    ana

    ResponderExcluir