segunda-feira, 19 de maio de 2014

14˚ DIA 19 MAI - SIENA

DIÁRIO DE VIAGEM

          Caminhar pelas ruas centenárias de Siena ouvindo a guia do nosso tour contando a história da cidade, das batalhas contra Florença, das ricas famílias que governavam Siena, é viajar no tempo, e respirar a história.

          Siena é uma cidade medieval cujos prédios datam do sec. XII e XIII, que assim como Roma foi construída sobre colinas e por isso suas ruas são inclinadas, e que segundo a lenda foi fundada por um dos filhos de Remo, irmão de Rômulo, aqueles que fundaram Roma. Por isso, a loba alimentando crianças também é um símbolo da cidade.

          Caminhamos por toda a parte histórica da cidade vendo os principais prédios como a Loggia dos Mercadores, Arcos Aéreos (usados para apoiar os prédios devido à instabilidade do terreno), Piazza do Campo, Palazzo Público, Torre del Mangia, Piazza del Mercatto, Loggia do Papa (Pio II), Palazzo Picolomini, Accademia Chigiana, Fortezza Medicea, Igreja de São Domenico – onde está a cabeça de Sta. Catarina, a padroeira da cidade e finalizando no Duomo.




















          O Duomo é uma história a parte. O prédio é imponente, todo em mármore preto e branco – as cores de Siena – com detalhes em mármore rosa. Toda em estilo gótico, com lindos vitrais do sec. XV, as paredes com inúmeras pinturas, as capelas em mármore com esculturas de Michelangelo. O destaque que a difere das demais é que além do teto e das paredes, o chão, todo em mármore colorido formando desenhos com cenas bíblicas, também faz parte da decoração. O teto é todo em azul profundo, salpicado de dourado, e muito alto. Realmente impressionante!




                   Toda a fachada é trabalhada em mármore com inúmeras estátuas e com  três desenhos em mosaico em estilo bizantino.


















  
Há uma ala chamada Biblioteca Picolomini, com afrescos de Pinturicchio (1509) sobre a vida do Papa Pio II – os papas Pio II e Pio III pertencem a essa importante família sienesa Picolomini. 






Também merece destaque o púlpito esculpido no sec. XIII por Nicola Pisano, de forma octogonal, com cenas da vida de Cristo.


          Na Piazza del Campo realiza-se anualmente em julho e agosto a festa do Palio de Siena, uma tradição que vem desde o sec XIII. O Palio é uma competição de corrida de cavalos, com o jockeys montados sem sela, representando as “contrades” ou regiões administrativas de Siena. Siena tem 17 Contrades, cada uma com seu símbolo (representado por um animal), seu estandarte (Palio) e cores típicas que as caracterizam. As pessoas que moram naquela região podem optar por pertencer a essa Contrade, sendo batizados como membros. Mesmo se mudar de região de residência, ele continua pertencendo aquela Contrade – é para a vida toda!
















          Siena é uma cidade muito charmosa e interessante, com muita coisa para ver. Hoje à noite vamos jantar na Piazza del Campo para comemorar a nossa estadia de seis dias em Siena.


                 Amanhã seguimos para Lucca, passando por Pisa para conferir a Torre.

6 comentários:

  1. Caros amigos, vocês chegaram "al cuore d'Italia". Aproveitem bastante. Estamos acompanhando sua viagem.
    Abs,
    Fátima e Cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato amigos...esta cidade de Siena é realmente fantástica! Estamos curtindo muito, seguindo os bons conselhos dos amigos e aproveitando cada minuto de cada dia. Estamos andando bastante a pé. Caminhamos 3 vezes de Norte a Sul da cidade, sempre atrás de novos monumentos e atrações. Dessa maneira vamos até emagrecer! rs rs rs rs (isso é impossível, pois estamos comendo muito bem).
      Abraços,
      Jussara & Burnier

      Excluir
    2. Fátima e Cima, tire-nos uma dúvida: quando respondemos dentro do blog, como a resposta anterior, vocês recebem algum email com a nossa resposta?

      Excluir
  2. Mas a igreja eh magnifica! Porisso nao da pra falar em mais bonita ou mais impressionante. Essa ai ainda verei. Achava o Duomo de Milao e a Notre Dame o maximo em estilo gotico. Tem muita coisa bonita. Aproveitem! billy

    ResponderExcluir
  3. Realmente Siena é uma bela cidade! Tem mesmo que estar na rota de todo buon viaggiatore.
    Aproveitem e go ahead nos chiantis 😃bj
    "Babando" com as fotos!!

    ResponderExcluir
  4. Caros Amigos, Siena é outro lugar onde eu gostaria de visitar, mas a sensação que vocês me transmitem é a de que os italianos, espertos como são, tem horas úteis por dia em quantidade maior que outros países. Em resumo, vocês viajam, andam de bicicleta, caminham, tomam sorvetes, visitam museus, etc, fazem 6 refeições diárias normalmente, tiram fotografias, descansam dormem, tudo isso em um dia. Qual é o segredo? Fortes abraço

    ResponderExcluir